Planeta ÁGUA.
Os pontos mais fundos Oceano Pacífico Fossa das Marianas 11.500 metros
Oceano Atlântico Fossa de Porto Rico 8.605 metros
Oceano Índico Fossa de Java 7.125 metros
A depressão oceânica mais profunda fica na região das ilhas Marianas, no Pacífico, a 5.300 quilômetros a leste do Havaí. É como uma vale subterrâneo, atingindo na sua parte mais funda o equivalente a 7 vezes do que o Grand Ganyon, no rio Colorado (EUA).
Os maiores oceanos e mares são:
Pacífico 165.242.000 km2
Atlântico 82.362.000 km2
Índico 73.556.000 km2
Ártico 13.986.000 km2
Mar da Malásia 8.143.000 km2
Mar do Caribe 2.753.000 km2
Mar Mediterrâneo 2.505.000 km2
O nome dos oceanos:
Atlântico: Vem de Atlas, filho de netuno, o deus dos mares.
Pacífico: Em 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães percorreu o litoral sul-americano, ficou impressionado com a tranqüilidade das águas e batizou o oceano de Pacífico. Antes, porém, o navegador espanhol Vasco Nuñez de Balboa, descobridor do Pacífico, o havia batizado de Oceano do Sul. Na verdade, o dia era atípico, pois o Pacífico é mais perigoso do que o Atlântico.
Índico: Recebeu o nome das costas que banha, da Índia e da Indonésia.
Ártico: Situado no pólo norte, sob a constelação da Ursa Menor, deve o nome à palavra grega arctos, que significa urso. Por oposição geográfica, o oceano do pólo sul chama-se Antártico.
Mais um pouquinho...
As conchas encontradas no mar possuem uma superfície dura e cheia de curvas. Isso faz com que ela reproduza ecos do ambiente onde está. Quando se está na praia, o barulho é igual ao do mar.
A areia da praia é formada em parte por restos da erosão das rochas transportadas pela correnteza dos rios. A gravidade a leva para a área de mais baixo relevo. Ela fica mais fina ou mais grossa de acordo com a distância que percorre até a praia. Quanto mais longa, mais refinada.
Já sua cor vem da composição química da rocha desgastada e transportada pelo rio. Em geral, trata-se de granito, que tem diversos tons. A presença de minerais também pode interferir nela.
As águas das chuvas, quando batem nas rochas, levam consigo dissolvido parte do sais que a constituem. A correnteza dos rios faz o mesmo com as pedras e a terra que a margeiam. Toda esse acúmulo de sal é despejado nos mares. Esse processo vem ocorrendo há milhares de anos. Por isso, o mar acabou ficando salgado.
Cada mil gramas de água contém cerca de 35 gramas de sais. A maior parte deles é cloreto de sódio. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar.
A salinidade dos mares também se altera em decorrência da ação dos ventos (que favorecem a evaporação) e dos cursos d?água, geleiras e chuvas (que tem menos sal e, se intensas, podem diluir a água marinha).As águas ocupam 2/3 de superfície terrestre Área das águas 360.000.000 km2 Área das terras 150.000.000 km2
Na matemática das águas, os números são os seguintes: 71% da superfície do planeta Terra são ocupados por água. Desse percentual, 97% constituem água do mar, o que equivale a pouco mais de 1,368 bilhão de quilômetros cúbicos. Entre os quatro oceanos existentes, o maior é o Pacífico, com 707,6 milhões de km3 de água. Em seguida vem o Atlântico, com 323,6. Depois é a vez do Índico, que tem 291 milhões de km3 d’água, do Antártico com 28,8 milhões e do Ártico, com 17 milhões de km3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário