Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Curiosidades sobre os oceanos.

Planeta ÁGUA.


O planeta Terra possui extensão territorial de aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 70,7% são ocupados pelos oceanos. Essa grande massa de água foi formada há cerca de 4 bilhões de anos, através da condensação de vapores-d’água da atmosfera que atingiram a superfície terrestre em forma de chuva.A topografia da Terra fez com que as águas se deslocassem para os terrenos mais baixos, formando, assim, os oceanos. O sal, característica marcante dos oceanos, é oriundo de erupções vulcânicas que espalharam os sais das profundezas da Terra e, ao atingirem a superfície, foram arrastados pelas águas das chuvas até os oceanos.Esse ambiente é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, visto que ele regula a temperatura, influencia o clima, produz oxigênio, além de abrigar cerca de 80% das espécies de vida da Terra. No aspecto econômico, os oceanos são utilizados para a pesca, extração de minerais, deslocamento de navios cargueiros, entre outros.Alguns especialistas consideram a existência de cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Polar Ártico e Polar Antártico. Entretanto, outros estudiosos são contrários a essa divisão, e não classificam os dois últimos como oceanos (Polar Ártico e Polar Antártico), alegando que o Ártico é uma extensão do Oceano Atlântico e que o Antártico é uma junção dos oceanos Atlântico, Índico, Pacífico.

Os pontos mais fundos Oceano Pacífico Fossa das Marianas 11.500 metros 
Oceano Atlântico Fossa de Porto Rico 8.605 metros 
Oceano Índico Fossa de Java 7.125 metros 


A depressão oceânica mais profunda fica na região das ilhas Marianas, no Pacífico, a 5.300 quilômetros a leste do Havaí. É como uma vale subterrâneo, atingindo na sua parte mais funda o equivalente a 7 vezes do que o Grand Ganyon, no rio Colorado (EUA).


Os maiores oceanos e mares são:



Pacífico 165.242.000 km2 
Atlântico 82.362.000 km2 
Índico 73.556.000 km2 
Ártico 13.986.000 km2 
Mar da Malásia 8.143.000 km2 
Mar do Caribe 2.753.000 km2 
Mar Mediterrâneo 2.505.000 km2






O nome dos oceanos:

Atlântico: Vem de Atlas, filho de netuno, o deus dos mares. 

Pacífico: Em 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães percorreu o litoral sul-americano, ficou impressionado com a tranqüilidade das águas e batizou o oceano de Pacífico. Antes, porém, o navegador espanhol Vasco Nuñez de Balboa, descobridor do Pacífico, o havia batizado de Oceano do Sul. Na verdade, o dia era atípico, pois o Pacífico é mais perigoso do que o Atlântico. 

Índico: Recebeu o nome das costas que banha, da Índia e da Indonésia. 

Ártico: Situado no pólo norte, sob a constelação da Ursa Menor, deve o nome à palavra grega arctos, que significa urso. Por oposição geográfica, o oceano do pólo sul chama-se Antártico.

   Mais um pouquinho...


As conchas encontradas no mar possuem uma superfície dura e cheia de curvas. Isso faz com que ela reproduza ecos do ambiente onde está. Quando se está na praia, o barulho é igual ao do mar. 

A areia da praia é formada em parte por restos da erosão das rochas transportadas pela correnteza dos rios. A gravidade a leva para a área de mais baixo relevo. Ela fica mais fina ou mais grossa de acordo com a distância que percorre até a praia. Quanto mais longa, mais refinada. 
Já sua cor vem da composição química da rocha desgastada e transportada pelo rio. Em geral, trata-se de granito, que tem diversos tons. A presença de minerais também pode interferir nela.

As águas das chuvas, quando batem nas rochas, levam consigo dissolvido parte do sais que a constituem. A correnteza dos rios faz o mesmo com as pedras e a terra que a margeiam. Toda esse acúmulo de sal é despejado nos mares. Esse processo vem ocorrendo há milhares de anos. Por isso, o mar acabou ficando salgado. 

Cada mil gramas de água contém cerca de 35 gramas de sais. A maior parte deles é cloreto de sódio. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar. 

A salinidade dos mares também se altera em decorrência da ação dos ventos (que favorecem a evaporação) e dos cursos d?água, geleiras e chuvas (que tem menos sal e, se intensas, podem diluir a água marinha).As águas ocupam 2/3 de superfície terrestre Área das águas 360.000.000 km2 Área das terras 150.000.000 km2 

Na matemática das águas, os números são os seguintes: 71% da superfície do planeta Terra são ocupados por água. Desse percentual, 97% constituem água do mar, o que equivale a pouco mais de 1,368 bilhão de quilômetros cúbicos. Entre os quatro oceanos existentes, o maior é o Pacífico, com 707,6 milhões de km3 de água. Em seguida vem o Atlântico, com 323,6. Depois é a vez do Índico, que tem 291 milhões de km3 d’água, do Antártico com 28,8 milhões e do Ártico, com 17 milhões de km3.









Nenhum comentário:

Postar um comentário