Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cultura Exata: Geometria Analítica - Vetores

Cultura Exata: Geometria Analítica - Vetores: Boa Tarde Pessoal!                        ➙                                    ➙     ➙                                                   ...

Reflita ae!!

''A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio; pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio não te poderá afetar De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas; tais injúrias não poderão afetar a tua mente.''

(Leonardo da Vinci)

Quem foi Leonardo da Vinci?

Possível auto-retrato de D Vince
Leonardo di Ser Piero da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.

Gioconda (Mona Lisa): principal obra de Da Vinci
Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda(Monalisa). Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.

Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

A última ceia

homem vitruviano
Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne

Trabalhos de invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.

Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.

Você sabia?

Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.

Assinatura de Da Vinci

      Frases de Leonardo da Vinci:

- "A sabedoria é filha da experiência."

- "Quem pouco pensa, muito erra."

- "A simplicidade é a máxima sofisticação".

- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo."

Fonte: suapesquisa.com

Quem foi Michelangelo?


Escultura de Davi.

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, Nasceu em Caprese, Itália em 6 de Março de 1475.

Pintor, escultor, arquiteto e poeta italiano. Em 1488 entra para a academia de Pintor Ghirlandaio, Em Florença. Dênio criador, mestre de sua geração e um talento de renome universal é cosiderado o mais ilustre representante do movimento Renascença Italiana.

Michelangelo passou uma temporada em Bolonha, onde esculpiu entre 1494 e 1495, Três estátuas de Mármore para a urna de São Domingos, na Igreja São Domingos.

Seu trabalho mais famoso em Escultura é "David". A partir daí é chamado para decorar juntamente com Leonardo da Vinci, a sala do Grande Conselho, em Florença.

O juizo final de Michelangelo,
Obra feita na capela Sistina.
Em 1505, Michelangelo interrompeu seu trabalho em Florença e foi a Roma, a chamado do papa Júlio II, para realizar a decoração da abóboda da capela Sistina: nove cenas do livro do Gênesis, que o ocuparam de 1508 a 1512; e o Juízo Final, que só concluiria em 1541. 

Sua atividade como arquiteto só começou de fato em 1519, quando desenhou a fachada (nunca realizada) da igreja de São Lourenço, em Florença. Durante a década de 1520, projetou também a Biblioteca Laurenciana (sala de leitura e vestíbulo com degraus de acesso). 

Quando residiu em Florença coube-lhe também, a tarefa de construir os túmulos dos duques de Medici: um, destinado a Lourenzo de Medici e o outro, a Giuliano de Medici. Ambos foram construídos como representação de duas atitudes justapostas: a de Lourenzo, contemplativa e introspectiva; a de Giuliano, ativa e extrovertida. 
Basílica de São Pedro.

A obra máxima de Michelangelo arquiteto, é a Basílica de São Pedro, com sua cúpula impressionante, Michelangelo desenhou um templo com a planta em cruz grega, coroado por uma espaçosa e monumental cúpula sobre triângulos curvilíneos de 42 m de diâmetro. Posteriormente, Carlo Maderno modificou a planta original e transformou-a em cruz latina.

O Estilo de Michelangelo em suas esculturas não encontrou uma definição própria, suas obras mostram uma grande paixão pela linha e pela forma, na sua opinião, O Corpo humano era uma obra Divina. Muitos consideravam Michelangelo como o maior artista do Maneirismo

Retrato de Michelangelo, de 1564, executado por
Daniele da Volterra a partir de sua máscara mortuária
.
Foi Admirado por todos que numa época que ainda não se falava em Anatomia, Michelangelo fez estudos admiráveis neste setor.

Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone. Deixou um livro de poesias intitulado "Coletânea de Rimas".

Seus restos estão na Igreja de Santa Croce, em Florença.


Obras
Michelangelo em seus 89 anos de Vida realizou muitas Obras, mais as Principais Obras foram: Batalha dos Centauros e a Virgem na Escada, ( foram as suas Primeiras Obras ) Cúpula de São Pedro de Roma, Túmulo de Júlio II, Cristo sustentado a Cruz, Escravo Moribundo, Escravo Rebelde, entre muitos outros quadros...

E as principais esculturas foram: David, Moisés, Vida Contemplativa e Vida Ativa, entre muitas outras esculturas.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

...

''Desejo que você não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.Seja um debatedor de idéias. Lute!''

(Anônimo) 

Reflita ae!!



''O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.''


(Albert Einstein)

E ae pessoal, quem nunca ouviu falar e se perguntou, oque seria exatamente esse tal ''Efeito borboleta?''

Pois bem! hoje vou tentar explicar para vocês de uma forma bem resumida, sobre essa teoria intrigante!

  O Efeito Borboleta é uma expressão utilizada na Teoria do Caos para fazer referência a uma das características mais marcantes dos sistemas caóticos: a sensibilidade nas condições iniciais. Este fenômeno foi detectado e descrito pela primeira vez pelo meteorologista estadunidense Edward Lorenz quando trabalhava em um sistema de equações diferenciais com o objetivo de modelar a evolução do tempo (clima).
Diagrama da trajetória do sistema de Lorenz
para os valores r = 28, σ = 10, b = 8/3


  O fenômeno da sensibilidade em relação a pequenas perturbações nas condições iniciais foi descrito através de uma alegoria, apelidada de Efeito Borboleta, segundo a qual o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um sequência de fenômenos meteorológicos que provocarão um tornado no Texas. A expressão teve ainda a feliz coincidência de o atrator estudado por Lorenz no seu sistema de equações ter uma forma geométrica semelhante a uma borboleta.


Este fenômeno científico serviu de inspiração para o enredo de um filme americano de 2004, The Butterfly Effect (O Efeito Borboleta), escrito e dirigido por Eric Bress, J. Mackye Gruber. Na trama, um jovem desenvolve a capacidade sobrenatural de, com base em suas memórias, fazer pequenas alterações no seu passado que determinam novos rumos no decurso de sua vida.

A repercussão da teoria de Lorenz, no entanto, foi ainda além do que os cientistas imaginaram. Muitos cientistas acreditaram que ela poderia, de fato, ser verificada na natureza, e sua compreensão poderia ajudar a meteorologia a fazer previsões do tempo. Mas cientistas da Universidade de Oxford (Inglaterra) desmentem essa ideia: não é bem assim que funciona.

O bater de asas de uma borboleta não é totalmente insignificante: ele chega a causar uma perturbação na pressão do ar. Mas essa perturbação, ao redor do corpo da borboleta, é facilmente absorvida, porque a pressão do ar é cem mil vezes maior. A poucos centímetros da borboleta, o impacto é totalmente absorvido.
O que se chama “efeito borboleta” é um enunciado dentro de uma ideia mais ampla, a teoria do caos. Os físicos se utilizam dessa teoria em uma série de aplicações na observação do universo. A meteorologia, no exercício constante de prever o tempo, precisa trabalhar com muitas margens de erro, e a maioria está associada a pequenos eventos que se desdobram em consequências maiores.

Devido ao grande número de fatores a se considerar, na ciência da meteorologia, os cientistas explicam que as previsões jamais serão infalíveis. Os balões meteorológicos atuais reúnem condições para analisar os quesitos, mas eles próprios (tais como pressão e umidade do ar, posição das nuvens e a temperatura em si) não oferecem segurança para um número certeiro.

Muito obrigado pessoal espero que tenham curtido!

Fonte:
www.significados.com.br
http://hypescience.com

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Reflita ae!!

''O tempo é rei, a vida uma lição. Um dia a gente cresce e conhece a nossa essência, ganha experiência... Aprende o que é raiz e então cria consciência.''

(Chorão)

O mistério John Titor

O Viajante do Tempo John Titor - Saiba mais sobre ele ! Um dos maiores mistérios !


E ae pessoal, hoje vou compartilhar com vocês uma história real, no minimo intrigante, para alguns assustadora, eu particularmente achei muito ''loka''. Espero que gostem!


O Viajante do Futuro John Titor. uma Farsa? trolagem? ou não?

Foto original postada por John Titor de sua máquina do tempo
Mais detalhes do interior de sua maquina do tempo
Nos anos 2000 a internet já era popular, mas nada comparado ao panorama atual, com a explosão das redes sociais e a facilidade em encontrar dados pessoais sobre qualquer um.
Na década passada, os fóruns de discussão destacavam-se entre outros sites, já que eram páginas movimentadas e restritas a temas específicos, como certos esportes, filmes ou games.
Foi em um desses fóruns que surgiu um dos personagens mais misteriosos da internet. A partir de conversas com outros membros do local, John Titor dizia ser um viajante do tempo. Isso mesmo: ele teria vindo de anos futuros para cumprir um determinado objetivo e conversar com a população daquela época.

O que poderia ser apenas uma brincadeira de mau gosto ganhou proporções incríveis – e um mistério que até hoje intriga quem utiliza a rede mundial de computadores.


O viajante misterioso

“Saudações. Eu sou um viajante do tempo do ano de 2036”. Era assim que começava o primeiro dos vários textos assinados por John Titor em 2001, no já extinto fórum Artbell. De início, a mensagem causou espanto, polêmica e até piadinhas. Após alguns questionamentos, o tal visitante de outro período começou a esclarecer algumas questões sobre as próximas décadas com uma segurança incomum.
Imagem postada por John Titor.


Titor dizia morar com a família em uma base militar em Tampa era do Exército Americano, no estado norte-americano da Flórida. Antes de “aterrissar” no ano de 2001 para questões particulares, ele tinha uma missão no ano de 1975. O objetivo era coletar um 5100, um dos primeiros modelos de computador pessoal fabricado pela IBM. De acordo com o viajante, a máquina possuía uma “função acidental” e única (uma peça, talvez?) que foi pouco divulgada pela empresa – mas era algo essencial para traduzir códigos em 2036.


[Imagem: johntitorinsignia.jpg]   
O ''Emblema Militar'' símbolo dos viajantes do tempo, Mostrado por John Titor.

A interação com os membros do fórum foi pacífica. Muitos perguntavam quem ganhou torneios esportivos ao longo dos anos e em quais empresas valia a pena investir, por exemplo, mas Titor não revelou nada que pudesse ser “eticamente incorreto”, já que ele estaria fornecendo informações privilegiadas ao povo do passado.

Durante os meses de debates, o homem conquistou a opinião de algumas pessoas, que concordavam que era impossível provar que ele era um viajante temporal, mas que achavam os argumentos bastante convincentes. Um dos argumentos foi provas que ele estava falando a verdade, tirando fotos da sua Máquina do Tempo, na verdade era um Covertte modelo simples, Que tinha uma máquina complexa acoplada nele.
Diagramas de john Titor


Titor relatava que não foi ele que criou a máquina do tempo, Ela é de propriedade do Exército Americano e ele estava em uma missão, oque eu fico impressionado até hoje, é que ele apresentava um alto nivel de conhecimento de física quantica, então sem dúvida John Titor não foi escolhido para essa missão atoa.

O mundo em 2036

Titor fez longas postagens sobre as lembranças que ele tinha de seu ano original, especialmente sobre a política norte-americana e alguns assuntos como saúde e tecnologia.

De acordo com ele, o meio ambiente estaria infestado por radiação e doenças, o que obriga a produção de alimentos em locais internos. Já as universidades seriam ainda mais importantes, já que possuem bibliotecas.

Alguns diagramas que ele postou
E 2012? “Aconteceram coisas incomuns neste ano, mas nada que leve o mundo ao fim”.
Apesar de o cotidiano no futuro ser como “a vida em uma fazenda”, as pessoas passariam “muito mais tempo lendo e conversando pessoalmente”. Já a religião seria bastante valorizada – e as diversas crenças bem mais toleradas.

Mas nem tudo são flores no futuro: de acordo com ele, a partir de 2004, uma guerra civil começaria nos Estados Unidos após o resultado das eleições presidenciais daquele ano. O conflito ganharia contornos mundiais até que, em 2015, a Rússia lança um míssil no país, dizimando estados inteiros e começando uma curta e intensa Terceira Guerra Mundial.

Isso teria causado uma fragmentação dos Estados Unidos em cinco unidades com cinco presidentes, além de uma nova Constituição. Além disso, água seria muito difícil de ser obtida e itens simples em nosso cotidiano, como bicicletas, seriam bastante raros.

outro diagrama postado por John Titor, um dos computadores
de sua maquina do tempo.

Algumas previsões são verossímeis: ele diz que as plataformas móveis seriam essenciais, já que você teria acesso à tecnologia mesmo fora de casa, por exemplo. Além disso, ele alerta para os riscos da doença de Creutzfeldt-Jakob, a vaca louca, que preocuparia a pecuária nos anos seguintes. Mas ele errou em várias coisas, como ao afirmar que não haveria a realização de Jogos Olímpicos após as guerras civis de 2005.


De volta para o futuro



Após cerca de quatro meses debatendo, Titor avisou que aquele seria seu último dia naquele ano – e não realizou outra postagem desde então.
Após o sumiço, quem manteve contato com o viajante procurou informações sobre um “John Titor” ou uma família com tal sobrenome. Um ou outro registro foi encontrado, mas nada que levasse a uma conclusão sobre quem era o sujeito. Além disso, ninguém foi capaz de rastrear o IP ou localizar as postagens na época.
Imagem aleatória tirada do Google de como
seria as cidades do futuro.

Mas nem por isso a febre John Titor passou: sites especializados e cheios de conteúdo em inglês surgiram para compilar as informações passadas pelo viajante e analisar suas falas, como o John Titor Times, o John Titor’s Story e o Anomalies (que tem todas as postagens na íntegra).

...

Algumas das questões levantadas por Titor nunca foram respondidas – e ninguém apareceu por aí dizendo ser o autor da brincadeira. Caso ele exista de verdade, de acordo com as postagens, em 2011 ele já seria uma criança. Será que ele desconfia do futuro grandioso destinado a ele? Nós, pelo menos, já sabemos de tudo.

Fonte: tecmundo.

E ae galera ficaram curiosos? assustados? não acreditaram? 
Para saberem mais e sobre outros muitos detalhes dessa história acessem o site: http://www.johntitorworld.com/ . Lá vocês podem encontrar as postagens originais do Jonh Titor na no forum, além de muitas fotos postadas por ele.
....(Recomendo,Muito bom mesmo!)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Reflita ae !!


''Pensa! O pensamento tem poder.
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer!
Diz! Porque as palavras têm poder.
Mas não adianta só dizer.
Você também tem que fazer!
 

(Gabriel o Pensador).

Curiosidades curiosas sobre Dinossauros.


E ae pessoal, resolvi postar sobre os dinossauros ,um assunto que agrada muitas pessoas que curtem um pouco de pré-história, espero que gostem.


 Os dinossauros (que do gredo δεινός σαῦρος ) significa ''lagarto terrível'', são répteis, com uma postura ereta distinta não encontrada em lagartos. Durante a primeira metade do século 20, a maior parte da comunidade científica acreditava que os dinossauros eram lentos e sem inteligência, no entanto, a maioria das pesquisas realizadas desde a década de 70 indicaram que estes animais eram ágeis, com elevado metabolismo e com numerosas adaptações para a interação social, com certos grupos, principalmente os terópodes sendo considerados os animais mais inteligentes de todos os tempos.

 Os dinossauros surgiram há cerca de 245 milhões de anos e foram extintos abruptamente há 65 milhões de anos. O motivo da extinção é questionado há muito tempo, cada paleontólogo ou cientista tem sua opinião sobre isso .
A teoria mais famosa e aceita é a de que um asteroide haveria se chocado contra a Terra, criando uma nuvem de poeira que impediu a entrada de luz solar, tornando a Terra muito fria e exterminando toda e qualquer espécie de dino.




''Estima-se aproximadamente 700 espécies de dinossauros foram 
nomeadas. Mas os cientistas acreditam 
que ainda serão descobertas 800 
espécies de dinossauros.''






O Maior Dinossauro

Argentinossauro que pesava 49 toneladas.
(Obs:recebeu esse nome por ter sido encontrado recentemente na argentina... Haa vá num brinca...kkkkkkk).

O Maior comedor de Carne
Theropods Giganotossaurus (lagarto gigante) e Carcharodontossaurus (lagarto com dentes de tubarão) Eles mediam aproximadamente 14 metros.

O Mais Cabeçudo
Incluindo sua cabeça o Torossaurus media 2,8 metros de comprimento, é maior que um carro Sedan.
O Mais Pescoçudo
Mamenchissaurus. Seu pescoço media mais de 9,8 metros, ou seja, quase metade do seu corpo era o pescoço.

O Menor Cérebro
Stegossaurus. Seu cérebro pesava 70 gramas e era do tamanho de uma noz.

O dinossauro mais pesado
O Argentinossauro foi a maior e mais pesada espécie de dinossauro. Herbívoro e quadrúpede, media quase 35 metros de comprimento e 20 metros de altura. Usava o longo pescoço para atingir o topo das árvores e obter, desta forma, alimento. Estes grandalhões podiam pesar até incríveis 100 toneladas!

O Maior Nome de Dinossauro
Micropachycephalossauros.

O Menor de Dinossauro
Minmi.

Dinossauros em terras Brasileiras
Os primeiros fósseis de dinossauros Brasileiros foram encontrados em 1897. Hoje, são conhecidos 24 espécies que viveram no Brasil, entre eles o Trigonosaurus, Tapuisaurus, Stauricosaurus e o Amazonsaurus.

Ovo de dinossauro
Os ovos de dinossauros possuíam uma casca muito dura que protegia o filhote. Seu interior era um viveiro que permitia ao bebê dinossauro crescer em segurança. Os ovos variam de tamanho, dependendo da espécie. A maioria dos ovos maiores são fósseis coletados na década de 1990, em rochas do cretáceo existentes na china. Eles possuem 60 cm de longitude e 20 cm de diâmetro.

Período de vida de um dinossauro
É quase impossível definir exatamente com que idade os dinossauros morriam. Alguns cientistas estão tentando achar o índice de crescimento dos ossos de algumas espécies para vir a definir a sua idade. Acreditam que o Massospondylus, um pequeno dinossauro, viveu entre 30 e 70 anos, o que é quase a média de vida de um ser humano.

Um dinossauro vivo
Os habitantes dos pântanos do Zaire, na África, afirmam ter visto um dinossauro vivo. Pelas descrições que fizeram, os cientistas acham que se trata de um saurópode como o Astrodon. Mas isso é improvável e os animais vistos deveriam ser elefantes, hipopotamos ou mesmo troncos flutuando.

O dinossauro mais comum
Iguanodonte é um dos dinossauros mais comuns de se encontrar. Num mesmo lugar, entre 1878 e 1881, em uma mina na bélgica, foram encontrados mais de 36 esqueletos de Iguanodontes.

Todos os dinossauros eram carnívoros?
Não, na verdade a maioria dos dinossauros se alimentavam de plantas e sementes. Embora não fossem muito comuns, haviam dinossauros onívoros, como o Ornithomimus.

O dinossauro mais antigo
Cientistas da argentina afirmam ter encontrado o mais antigo dinossauro. Chamado Herrerassauro, teria 230 milhões de anos.

Os dinossauros viviam no mar?
Os dinossauros não viveram todo o tempo na água, como os golfinhos e as baleias de hoje. Certamente mergulhavam ou nadavam pequenas distâncias como os cavalos. Mas nenhuma espécie viveu exclusivamente na água. Por isso, animais como os Plesiosaurus, não eram dinossauros.


fontes:
blogskylab.blogspot.com
qdivertido.com.br
iguinho.ig.com.br

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Curiosidades sobre os oceanos.

Planeta ÁGUA.


O planeta Terra possui extensão territorial de aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 70,7% são ocupados pelos oceanos. Essa grande massa de água foi formada há cerca de 4 bilhões de anos, através da condensação de vapores-d’água da atmosfera que atingiram a superfície terrestre em forma de chuva.A topografia da Terra fez com que as águas se deslocassem para os terrenos mais baixos, formando, assim, os oceanos. O sal, característica marcante dos oceanos, é oriundo de erupções vulcânicas que espalharam os sais das profundezas da Terra e, ao atingirem a superfície, foram arrastados pelas águas das chuvas até os oceanos.Esse ambiente é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, visto que ele regula a temperatura, influencia o clima, produz oxigênio, além de abrigar cerca de 80% das espécies de vida da Terra. No aspecto econômico, os oceanos são utilizados para a pesca, extração de minerais, deslocamento de navios cargueiros, entre outros.Alguns especialistas consideram a existência de cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Polar Ártico e Polar Antártico. Entretanto, outros estudiosos são contrários a essa divisão, e não classificam os dois últimos como oceanos (Polar Ártico e Polar Antártico), alegando que o Ártico é uma extensão do Oceano Atlântico e que o Antártico é uma junção dos oceanos Atlântico, Índico, Pacífico.

Os pontos mais fundos Oceano Pacífico Fossa das Marianas 11.500 metros 
Oceano Atlântico Fossa de Porto Rico 8.605 metros 
Oceano Índico Fossa de Java 7.125 metros 


A depressão oceânica mais profunda fica na região das ilhas Marianas, no Pacífico, a 5.300 quilômetros a leste do Havaí. É como uma vale subterrâneo, atingindo na sua parte mais funda o equivalente a 7 vezes do que o Grand Ganyon, no rio Colorado (EUA).


Os maiores oceanos e mares são:



Pacífico 165.242.000 km2 
Atlântico 82.362.000 km2 
Índico 73.556.000 km2 
Ártico 13.986.000 km2 
Mar da Malásia 8.143.000 km2 
Mar do Caribe 2.753.000 km2 
Mar Mediterrâneo 2.505.000 km2






O nome dos oceanos:

Atlântico: Vem de Atlas, filho de netuno, o deus dos mares. 

Pacífico: Em 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães percorreu o litoral sul-americano, ficou impressionado com a tranqüilidade das águas e batizou o oceano de Pacífico. Antes, porém, o navegador espanhol Vasco Nuñez de Balboa, descobridor do Pacífico, o havia batizado de Oceano do Sul. Na verdade, o dia era atípico, pois o Pacífico é mais perigoso do que o Atlântico. 

Índico: Recebeu o nome das costas que banha, da Índia e da Indonésia. 

Ártico: Situado no pólo norte, sob a constelação da Ursa Menor, deve o nome à palavra grega arctos, que significa urso. Por oposição geográfica, o oceano do pólo sul chama-se Antártico.

   Mais um pouquinho...


As conchas encontradas no mar possuem uma superfície dura e cheia de curvas. Isso faz com que ela reproduza ecos do ambiente onde está. Quando se está na praia, o barulho é igual ao do mar. 

A areia da praia é formada em parte por restos da erosão das rochas transportadas pela correnteza dos rios. A gravidade a leva para a área de mais baixo relevo. Ela fica mais fina ou mais grossa de acordo com a distância que percorre até a praia. Quanto mais longa, mais refinada. 
Já sua cor vem da composição química da rocha desgastada e transportada pelo rio. Em geral, trata-se de granito, que tem diversos tons. A presença de minerais também pode interferir nela.

As águas das chuvas, quando batem nas rochas, levam consigo dissolvido parte do sais que a constituem. A correnteza dos rios faz o mesmo com as pedras e a terra que a margeiam. Toda esse acúmulo de sal é despejado nos mares. Esse processo vem ocorrendo há milhares de anos. Por isso, o mar acabou ficando salgado. 

Cada mil gramas de água contém cerca de 35 gramas de sais. A maior parte deles é cloreto de sódio. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar. 

A salinidade dos mares também se altera em decorrência da ação dos ventos (que favorecem a evaporação) e dos cursos d?água, geleiras e chuvas (que tem menos sal e, se intensas, podem diluir a água marinha).As águas ocupam 2/3 de superfície terrestre Área das águas 360.000.000 km2 Área das terras 150.000.000 km2 

Na matemática das águas, os números são os seguintes: 71% da superfície do planeta Terra são ocupados por água. Desse percentual, 97% constituem água do mar, o que equivale a pouco mais de 1,368 bilhão de quilômetros cúbicos. Entre os quatro oceanos existentes, o maior é o Pacífico, com 707,6 milhões de km3 de água. Em seguida vem o Atlântico, com 323,6. Depois é a vez do Índico, que tem 291 milhões de km3 d’água, do Antártico com 28,8 milhões e do Ártico, com 17 milhões de km3.









Reflexão...

''Tudo o que é bom dura tempo o bastante para que se torne inesquecível.''

(Chorão)

10 curiosidades sobre a música

Diversas pesquisas estudam os efeitos da música em nosso humor, rendimento profissional, desempenho físico e até mesmo inteligência


A música tem poderes incontestáveis tanto na vida de uma única pessoa, como na cultura de uma nação. Por meio dela nos expressamos, entendemos, contestamos e divertimos. Até onde esses poderes chegam não podemos determinar, mas sabemos que eles são muito abrangentes. Pesquisadores do mundo todo estudam esses efeitos e comprovam que a música pode mudar nosso humor, inteligência, desempenho físico e também a memória.


» Ouvir sua música preferida
aumenta o desempenho, diz
 estudo

» Ouvir música clássica pode
 deixá-lo mais inteligente

» Músicos possuem área cerebral mais desenvolvida




Blues, jazz, música clássica e folk refletem personalidades emocionalmente estáveis, abertas para novas experiências e com inteligência acima da média



Confira 10 coisas que você não sabia sobre o poder da música:


 – Efeitos no desempenho

Ouvir música ao mesmo tempo em que se realizam outras tarefas pode ter os mais variados efeitos. Pesquisadores da Universidade Chemnitz e da Universidade de Erfurt, ambas na Alemanha, comprovaram que, durante a leitura, ouvir música de fundo pode afetar a compreensão. Na memória, os efeitos foram negativos, mas muito baixos. Já na prática de atividades físicas e em reações emocionais, os impactos da música são muito positivos.


 – Música favorita

Rebecca Webb e Alexandra Lamont, pesquisadoras da Universidade de Keele, no Reino Unido, concluíram que escolhemos nossa música favorita por conta de eventos de intenso envolvimento emocional. Os resultados de suas pesquisas revelaram que a escolha tem muito a ver com as motivações pessoais dos ouvintes e com suas histórias relacionadas com suas músicas favoritas.


 – Afeta seu comportamento


Ao testar os efeitos da música no comportamento das pessoas e, especialmente, em suas condutas sociais positivas, pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, descobriram que ouvir músicas com letras socialmente positivas aumentaram a disposição de ajuda nos ouvintes.


 – Pode deixá-lo mais inteligente


Em um experimento com 144 crianças, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, concluíram que as crianças que participaram de grupos com aulas de música exibiram aumentos de QI e melhor desempenho acadêmico. Novas pesquisas também mostram que o cérebro de músicos é desenvolvido de tal forma que os deixam mais alertas, dispostos a aprender e calmos.


 – Faz você gastar mais dinheiro


Em bares, aumentar o volume da música eleva o consumo de álcool. Já em lojas de flores, músicas românticas provocam aumento das vendas. É o que mostram pesquisas feitas por cientistas da  Universidade Bretagne-Sud, na França.



 – Rockstars realmente vivem menos


Mark Bellis da Universidade John Moores, no Reino Unido, apresentou estudos que mostram que entre três a 25 anos depois de se tornarem famosos, artistas de todos os 1000 principais álbuns de rock e música pop são 1.7 vezes mais propensos a morrer do que pessoas comuns da mesma idade. Eles morrem por problemas relacionados a álcool e drogas (31%), acidentes (14%), violência e suicídio (9%), doenças cardiovasculares (14%) e câncer (20%).


 – Personalidade

Segundo as pesquisas de Peter J. Rentfrow e Samuel D. Gosling, os gostos musicais podem prever a personalidade das pessoas. Por exemplo, gostos complexos e reflexivos como blues, jazz, música clássica e folk refletem personalidades emocionalmente estáveis, abertas para novas experiências, boas habilidades verbais e com inteligência acima da média.


 – Relaxar


Sky Chafin da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos testou os efeitos da música clássica, pop e jazz no relaxamento das pessoas depois de eventos estressantes. Os resultados mostraram que ouvir música pop e jazz tem o mesmo efeito restaurativo que o silêncio. Já a música clássica fez efeitos muito mais rápidos e a pressão sanguínea caiu para os níveis normais em tempo muito menor.


 – Dor


Laura Mitchell, Raymond MacDonald e Christina Knussen concluíram em seus estudos que ouvir sua música preferida durante períodos de dor pode aumentar de forma significativa a tolerância à dor, se comparado com estímulos visuais ou silêncio.


 – Romance


Nicolas Guéguen estudou os efeitos das músicas românticas. Seus experimentos revelaram que 52,3% das mulheres que participaram dos experimentos ofereçam seus telefones quando uma música romântica estava tocando. Do outro lado, quando a música tocada era neutra, a porcentagem caiu para 27,9%.


Fonte