Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

E ae pessoal, quem nunca ouviu falar e se perguntou, oque seria exatamente esse tal ''Efeito borboleta?''

Pois bem! hoje vou tentar explicar para vocês de uma forma bem resumida, sobre essa teoria intrigante!

  O Efeito Borboleta é uma expressão utilizada na Teoria do Caos para fazer referência a uma das características mais marcantes dos sistemas caóticos: a sensibilidade nas condições iniciais. Este fenômeno foi detectado e descrito pela primeira vez pelo meteorologista estadunidense Edward Lorenz quando trabalhava em um sistema de equações diferenciais com o objetivo de modelar a evolução do tempo (clima).
Diagrama da trajetória do sistema de Lorenz
para os valores r = 28, σ = 10, b = 8/3


  O fenômeno da sensibilidade em relação a pequenas perturbações nas condições iniciais foi descrito através de uma alegoria, apelidada de Efeito Borboleta, segundo a qual o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um sequência de fenômenos meteorológicos que provocarão um tornado no Texas. A expressão teve ainda a feliz coincidência de o atrator estudado por Lorenz no seu sistema de equações ter uma forma geométrica semelhante a uma borboleta.


Este fenômeno científico serviu de inspiração para o enredo de um filme americano de 2004, The Butterfly Effect (O Efeito Borboleta), escrito e dirigido por Eric Bress, J. Mackye Gruber. Na trama, um jovem desenvolve a capacidade sobrenatural de, com base em suas memórias, fazer pequenas alterações no seu passado que determinam novos rumos no decurso de sua vida.

A repercussão da teoria de Lorenz, no entanto, foi ainda além do que os cientistas imaginaram. Muitos cientistas acreditaram que ela poderia, de fato, ser verificada na natureza, e sua compreensão poderia ajudar a meteorologia a fazer previsões do tempo. Mas cientistas da Universidade de Oxford (Inglaterra) desmentem essa ideia: não é bem assim que funciona.

O bater de asas de uma borboleta não é totalmente insignificante: ele chega a causar uma perturbação na pressão do ar. Mas essa perturbação, ao redor do corpo da borboleta, é facilmente absorvida, porque a pressão do ar é cem mil vezes maior. A poucos centímetros da borboleta, o impacto é totalmente absorvido.
O que se chama “efeito borboleta” é um enunciado dentro de uma ideia mais ampla, a teoria do caos. Os físicos se utilizam dessa teoria em uma série de aplicações na observação do universo. A meteorologia, no exercício constante de prever o tempo, precisa trabalhar com muitas margens de erro, e a maioria está associada a pequenos eventos que se desdobram em consequências maiores.

Devido ao grande número de fatores a se considerar, na ciência da meteorologia, os cientistas explicam que as previsões jamais serão infalíveis. Os balões meteorológicos atuais reúnem condições para analisar os quesitos, mas eles próprios (tais como pressão e umidade do ar, posição das nuvens e a temperatura em si) não oferecem segurança para um número certeiro.

Muito obrigado pessoal espero que tenham curtido!

Fonte:
www.significados.com.br
http://hypescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário